5 mitos e 5 verdades sobre a Psicologia:

20:09


Meu sonho sempre foi me formar em psicologia, então resolvi pesquisar mais sobre esse assunto, e trouxe pra vocês algumas dúvidas que eu tinha, e acho que muita gente também tem.
1-      Psicólogos não se envolvem com os sentimentos do paciente. 
Ainda que profissionalmente tenha de ser neutro e imparcial, como qualquer outro ser humano o psicólogo é sensível ao sofrimento dos outros. Isso não quer dizer que ele vai chorar junto com o paciente, mas acontece de terminar o dia mais chateado, por exemplo. 
2- Estudar muito sempre! 
Além de toda a teoria da faculdade, a psicologia é um tema interminável, com diversas linhas de conceitos. Claro que você não precisa dominar tudo, mas quanto mais souber e entender, mais completa será como profissional. 
3- Psicólogo também passa por tratamento. 
Todos os profissionais devem fazer terapia. Afinal, para lidar com os problemas dos outros, primeiro é preciso saber enfrentar os próprios. Além disso, o curso acaba levantando diversos questionamentos pessoais e a terapia é superimportante para resolvê-los. 
4- Ídolo 
O psicólogo pode se tornar uma referencia de vida para os pacientes. Isso porque a figura dele entende e resolve os problemas. É preciso saber encarar esse ponto com os pés no chão e a cabeça no lugar. 
5- Investimentos altos 
Se o seu sonho é ir pra área clínica, prepare o bolso e a paciência. Além de investir em um consultório, você precisará bancar um curso de especialização, supervisão e a própria terapia- atributos essenciais a um bom profissional.
 
1-Só dá pra trabalhar em clínicas e consultórios
O campo de atuação desse profissional é enorme: dá pra trabalhar até com RH, marketing, hospitais, escola, pesquisas, esportes, entre outros. 
2- Psicólogos não têm problemas pessoais
Muitos estudantes de psicologia entram na faculdade buscando resolver os próprios problemas. Claro que ajuda, mas é essencial separar o pessoal do profissional.

3-O diploma é o suficiente
A faculdade é apenas o primeiro passo para quem quer trabalhar. Não acredite que, após 5 anos, você já irá abrir consultório e começar a atender. É uma longa jornada...

4-Atender a todos
Dificilmente um psicólogo estará apto a atender a todos os publico. Apesar da noção geral ser necessária, a profissão exige uma especialização.
5-Só com o olhar
Tem gente que morre de medo de cruzar com psicólogos e estudantes de psicologia porque acha que vai ser analisada o tempo todo, O trabalho de conhecimento do paciente leva tempo. É lenda acreditar que você sai do curso e consegue definir o perfil de uma pessoa sem saber o histórico dela!

Se interessa pelo comportamento humano; tem tendência a ajudar as pessoas; gosta de ler e estudar.

Salário inicial: R$1.740,00 ou R$ 122,00 por consulta
Duração do curso: 5 anos.

 
Espero que tenham gostado, e comentem o que querem ver aqui no blog, beijos Carol :*

Veja também

8 comentários

  1. Olá,gostei muito do seu blog,gostaria de fazer parceria com ele,você aceita ? Pode responder via coment' no meu blog.
    Grata,Laryssa .
    http://coisasdemeninas-pink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii flor, eu tava pesquisando novos blogs e achei o seu *-*, só passei pra te dizer que me encantei, tudo muito lindo e interessante, estou seguindo.

    naty-todasaspequenascoisas.blogspot.com

    Black Pepper

    ResponderExcluir
  3. Eu acreditava no nº 5 rsrsrsrs' não gosto muito de cruzar com psicólogos na rua, agora sei que não importa :)
    NaFlordaiidade (.blogspot.com) é sem o parênteses Amore *3*

    ResponderExcluir
  4. que legal! psicologia é uma área que me interessa bastante, mas não é muito minha cara ser psicóloga
    meu amigo vai fazer faculdade de psicologia, vou mandar isso pra ele ver (:
    beijos

    Cris Collection

    ResponderExcluir
  5. Tem um tempinho que eu não passo na minha afiliada.resolvi passar,odorei as dicas.acho que para fazer uma faculdade dessa area tem que saber primeiro as consequências.
    @Leetiicia_Lopes // blog-allthelovers

    ResponderExcluir
  6. seguiindo segue de volta ??

    http://eldiarycrazy-official.blogspot.com.br/

    Adorei o post !
    Faz encomendas ??

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Nossa que legal Carol, não sabia que queria ser psicologa. Acho legal quando a psicologia é levada a sério, e não só escolhida por ser fácil, o que é frequente vai dizer?
    Esse tipo de gente me dá nos nervos, pq psicologia é super sério, e não é fácil não.
    Espero que seja muito bem sucedida em sua carreira
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rafa, e sim, pretendo levar a psicologia muito a sério mesmo, é um sonho pra mim me formar (:

      Excluir

Curta no Facebook

Seguidores